Vamos para o caixa rápido, é bem mais fácil rápido e objetivo. É sério! Posso atestar! Nada de cartões que não passam, trocos errados, filas intermináveis. Imagine, são só dez volumes! Seu Nasta feliz da vida, olhando àquelas filas compridas, o pessoal sério aguardando, e ele com poucas compras indo á pequenina fila do caixa rápido.

Assim que chegou à fila começou a esperar afinal era pequena. E claro dez itens não demoravam horas. Dez volumes! E o Seu Nasta tinha onze! E agora, o que levar? Talvez se eu deixasse a caixa de cotonete, a garrafa térmica com peneirinha para chá, quem sabe o medidor de leite, os lenços umedecidos, o talco Johnson (se bem que eu não tinha nenhum bebê, mas e se fosse algum para minha casa?), quem sabe as doze lâmpadas reservas?

Claro que não. Como seria a minha vida sem meu cotonete? Sem as doze lâmpadas, claro, se todas queimassem de uma vez? Ai dúvida cruel! Enquanto isso Seu Nasta reparou que a fila não tinha saído do lugar. Mas que coisa. Ah era verdade, havia uma senhora lá na frente com a mesma dúvida, ou um sabonete para cachorro, ou um guarda-ovos! Finalmente quando ela se decidiu o caixa não tinha troco. Aí foi aquele corre-corre, abre gaveta, pede pro caixa ao lado, e a generosa velhinha tinha decidido passar no cartão. Ótimo pensei, agora desenrola, já faz 25 minutos que estou aqui.

Porém a senhora não lembrava a senha, foi procurar na bolsa onde tinha anotado a senha, achando o cartão, descobrimos que não tinha saldo. E o caixa não tinha troco e nem andava a fila. Mas claro, era direito da senhora receber seus cinco centavos de troco! Por fim a moça da minha frente forneceu o troco. Feliz da vida o caixa retorna seu atendimento. Sempre com aquele sorriso e a famosa pergunta: “Tem moeda para facilitar o troco”?”Ou a clássica:” “Posso passar mais 50 centavos, é que estou sem troco!”.

Quando finalmente chega a vez do Seu Nasta, ele ainda não havia escolhido. O caixa começa a passar, e ele interrompe a compra, sobrando o cotonete e o lenço umedecido. Saraiva olha, pensa. Não entende porque as pessoas estavam na fila tão nervosas. Era uma escolha cruel. Mudaria sua vida. Por fim escolhe. Passa a compra e é claro, não liga para os três centavos que fica com o caixa. Saí feliz da vida com sua compra, seus dez itens. Pena que o xampu antialérgico de ratos ficou. Tudo bem, ele voltaria no outro dia, e claro sempre no caixa rápido, afinal foram apenas 45 minutos de espera.

 

* Escrito em algum intervalo do ensino médio.

